top of page

Resiliência


Você reconhece seus conflitos?

A resiliência é hoje uma das competências mais valorizadas pelas empresas e um dos principais fatores de sucesso num mundo tão competitivo e de mudanças tão aceleradas. Ela afeta o modo de lidar com os problemas e as adversidades, transformando-os em oportunidades de aprendizagem, desenvolvimento e crescimento.

Mas o que significa ter alta resiliência ou alto Quociente de Adversidade (QA) e por quê ela é tão valorizada no contexto atual?

Resiliência é um termo emprestado da Física, do original em Latim “resilire” e significa a capacidade que um material tem de voltar ao seu estado natural após sofrer grande estresse.

Trazendo para o contexto das relações humanas, podemos dizer que a resiliência é a capacidade que as pessoas têm de resistir às pressões em situações adversas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos e lidar com os problemas de uma forma assertiva. Por isto dizemos que quanto maior a resiliência de uma pessoa, maior o seu QA (Quociente de Adversidade).

Principais características de pessoas resilientes e de alto QA:

1- Entendem que nem tudo pode ser controlado e colocam sua atenção naquilo que de fato importa. Não perdem tempo desnecessariamente e desta forma, conseguem trazer a solução para o problema. Uma boa reflexão nestes casos é se perguntar qual é a parte do problema que você pode mudar ou influenciar; é aí que você deve atuar.

2- Pessoas com um QA alto assumem a responsabilidade pelos resultados sejam bons ou ruins e tentam resolver o problema independente de quem o causou. Têm clareza de que acusar outras pessoas e reclamar, não conduz a lugar nenhum.

3- Pessoas resilientes são otimistas e incansáveis na busca por uma solução. Acreditam que sempre existe uma saída. Encaram a vida com bom humor, entendem que o erro é parte do processo e que em muitos casos representam grandes oportunidades de aprendizado.

4- Pessoas de alto QA conseguem dimensionar o real tamanho de um problema, sem fazer tragédia, nem gerar desgaste desnecessário de energia. Sabem que nada dura para sempre e conseguem manter o controle da situação sem se alterar emocionalmente.

5- Pessoas resilientes sabem lidar bem com suas emoções e com frustrações. Conseguem manter a serenidade frente às dificuldades e superar os problemas, sem ceder às pressões.

6- Confiam em si mesmas e na sua capacidade de superar obstáculos. Aceitam que nem tudo dará certo, mas não sofrem por antecedência. Entendem os altos e baixos da vida.

7- São empáticas, compreendam melhor as situações difíceis na vida daqueles com quem convive. Também são mais flexíveis, aceitam as mudanças e se adaptam mais facilmente a elas.

Assim como toda competência comportamental, a resiliência pode ser desenvolvida. Se você está enfrentando dificuldades, procure ajuda especializada, um profissional experiente e capacitado que poderá ajudá-lo na superação destes obstáculos que podem estar impedindo o seu crescimento pessoal ou profissional.

Lembre-se a resiliência pode ser a diferença entre alcançar suas metas ou desistir no meio do caminho.


bottom of page